apresentação

A Ave Lola Espaço de Criação estreou no dia 05 de setembro de 2013, sua nova montagem: Tchekhov. O espetáculo, ambientado no universo do escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov, trata da humanidade das pessoas e suas relações em diferentes situações propostas pela vida. Essa é a segunda montagem da companhia amplamente premiada em 2012 por “O Malefício da Mariposa”. Com texto e direção de Ana Rosa Tezza (Troféu Gralha Azul 2012 de melhor direção), “Tchekhov” traz para o palco uma Rússia do final da década de 80 do século XIX, momento no qual a inquietação política e artística estava em evidência. Buscava-se um fazer teatral que conseguisse se comunicar com o público de uma nova Rússia.

“Pedi licença para misturar personagens dos contos e textos de Tchekhov presentes em “Aniuta” e “A Gaivota”, com pessoas que conviveram com o dramaturgo em sua vida e estiveram ligadas ao teatro, como Constantin Stanislavski e Nemirovitch-Dântchenko.

“O espetáculo traz personagens e pessoas que se entrelaçam para contar uma nova história, baseada nesse universo da vida de Tchekhov e do fazer teatral”, explica Ana Rosa. O primeiro ato nasce da indagação de quem seria e de onde viria Aniuta, personagem de um dos contos de Tchekhov. Assim a peça retrata a saga imaginária da jovem cigana, que chega à cidade de Moscou depois de longa aventura. Já o segundo ato é criado a partir de cartas trocadas entre Tchekhov e seus companheiros artistas que neste período lutavam pela criação do Teatro de Artes de Moscou.

“O Teatro de Arte de Moscou criou o primeiro método para formação do ator na história o teatro ocidental. Estes artistas eram verdadeiros cientistas de sua arte e se debruçaram sobre seu ofício com um afinco extenuante”, conta Ana Rosa. No elenco estão Evandro Santiago, Helena Burmann Tezza, Janine de Campos (Troféu Gralha Azul 2012 – melhor atriz, em “O Malefício da Mariposa”), Marcelo Rodrigues, Regina Bastos, Tatiana Dias, Val Sales (Troféu Gralha Azul 2012 – melhor ator, em “O Malefício da Mariposa”) e Vida Santos. A composição musical é de Jean-Jacques Lemêtre, músico do Théâtre du Soleil, considerado um dos mais importantes grupos do teatro contemporâneo mundial. Já os figurinos contam com o olhar de Cristine Conde e Luciana Falcon, em criação coletiva com o próprio elenco.

a obra

O espetáculo Tchekhov traz para o palco uma Rússia do final da década de 80 do século XIX, momento no qual a inquietação política e artística estava em evidência. Buscava-se um fazer teatral que conseguisse se comunicar com o público de uma nova Rússia. Pedimos licença para misturar personagens dos contos e textos de Tchekhov presentes em “Aniuta” e “A Gaivota”, com pessoas que conviveram com o dramaturgo e estiveram ligadas ao teatro, como Constantin Stanislavski e Nemirovitch-Dântchenko. O espetáculo traz personagens e pessoas que se entrelaçam para contar uma outra história, baseada nesse universo da vida de Tchekhov e do fazer teatral.

O primeiro ato da peça nasce da indagação de quem seria e de onde viria Aniuta, personagem de um dos contos de Tchekhov. Assim a peça retrata a saga imaginária da jovem cigana, que chega à cidade de Moscou depois de longa aventura. Já o segundo ato é criado a partir de cartas trocadas entre Tchekhov e seus companheiros artistas que neste período lutavam pela criação do Teatro de Artes de Moscou.

O Teatro de Arte de Moscou criou o primeiro método para formação do ator na história do teatro ocidental. Estes artistas eram verdadeiros cientistas de sua arte e se debruçaram sobre seu ofício com um afinco extenuante. É sobre essa dedicação também que o espetáculo se debruça.

A composição musical é de Jean-Jacques Lemêtre, músico do Théâtre du Soleil, considerado um dos mais importantes grupos do teatro contemporâneo mundial.

Sobre o processo

Para desenvolver o nosso trabalho de pesquisa de linguagem, contamos com treinamentos contínuos que buscam extrair da sabedoria dos teatros antigos e tradicionais um caminho para expressar o nosso momento histórico.

O percurso do trabalho tem envolvido aventuras com máscaras Balinesas, por meio de encontros e treinamentos periódicos com Fabianna de Melo e Souza, além de uma trajetória de seis anos de montagens com máscaras da Commédia dell Arte. Ainda faz parte das pesquisas de linguagens do grupo, fortes e continuados encontros comartistas do Thèâtre du Soleil, para o treinamento dos artistas da Ave Lola Espaço de Criação. São nossos parceiros na nossa jornada estética dos últimos dois anos: Senhor Jean Jacques Lemêtre, Eve Doe Bruce, Serge Nicolaï e Vincent Mangado.

Acreditamos que um dos caminhos para chegar a um teatro que reivindique sua linguagem e consiga de fato uma comunicação poética com o seu público contemporâneo, tem sua base no trabalho do ator, seu corpo e seu espaço. Na sua capacidade de transpor o gesto e sua energia, saindo de um estado natural para um estado alterado, ampliado e “artistificado”; que explore de forma consciente a musicalidade no gesto, no corpo e na voz.

Para o espetáculo Tchekhov, o grupo contou com a ativa participação do senhor Jean-Jacques Lemêtre, que ministrou a oficina “O Corpo Musical” para o elenco e durante um mês participou ativamente da montagem e ensaios do espetáculo. Lemêtre compôs ainda toda a trilha musical de “Tchekhov”.

A criação

O espetáculo foi construído ao longo de 8 meses e teve a participação de mais de 12 artistas, entre eles o dramaturgo paulista Rogério Toscano e o Senhor Jean Jacques Lemêtre. A obra é uma criação coletiva na qual os atores se aprofundaram em uma pesquisa literária e videográfica, além de terem experimentado incontáveis possibilidades de cena para sua construção. O texto foi escrito por Ana Rosa Tezza. O material que gerou o texto partiu, em sua maioria, das experimentações dos atores e músicos, além de contar com a literatura e cartas do autor.

Por que o Tchekhov?

A princípio, nos apaixonamos pela forma simples, precisa e contundente com que Tchekhov conduz a sua narrativa; e foi com o intuito de encenar algumas das obras literárias de autor que embarcamos nessa aventura.

No caminho Rússia à dentro, quanto mais tomávamos conhecimento da vida e da obra do dramaturgo, mais nos reconhecíamos e desejávamos ter vivido um momento onde o teatro sonhava ser uma ferramenta transformadora da sociedade.

O nosso autor e dramaturgo passa a ser alvo do nosso encantamento. Um cidadão exemplar, que exerce uma medicina amorosa e generosa, um pesquisador, um poeta incansável, que se comprometeu e contribuiu com o amadurecimento estético da literatura do seu tempo e com uma das mudanças estéticas mais importantes do teatro ocidental.

Foi então, que tomados de amor por esse homem e sua Rússia, que começamos a criar o nosso espetáculo. Assim, para responder em uma frase, o porquê falar de Tchekhov, diríamos que: “Ele foi e ainda é um bom homem, um bom exemplo, um artista grande”.

Um Espaço de Arte Independente

Além de sermos um grupo de criadores, mantemos um espaço independente de arte. Achamos fundamental termos um lugar onde possamos ensaiar nossas peças, apresentá-las e receber, à nossa maneira, o público que vem nos assistir. Manter um espaço cultural não é tarefa fácil, mas sabemos que isso dá maior qualidade ao nosso trabalho, além de engrandecer a nossa cidade. A Ave Lola possui uma sala de teatro onde realizamos temporadas de espetáculos teatrais, exposições e oficinas, além de receber companhias do Brasil e do mundo que dialogam com nossa linguagem.

ficha técnica

Atores e atrizes

Ailén Roberto, como Liuba
Evandro Santiago, como Yuri, Boris e Konstantin Stanislaviski
Helena Burmann Tezza, como Aniuta e Olga Knipper
Marcelo Rodrigues, como Ivanovitch, Anton Tchekhov e Nemeróvitch-Dântchenko
Regina Bastos, como Iago e Arkadna
Anne Celli ou Giovana de Liz, como Katia e Ana
Kauê Persona, como Chapula, Vladimir e Anton Tchekhov
Vida Santos, como Babushka, Pavlov (Guarda I) e Vera

Músicos

Gabriel Schwartz, como Piotr ou Fabrício Amaral, como Dimitri
Breno Monte Serrat de Moura, como Alexandrovich

Texto e Direção da obra: Ana Rosa Tezza | Composição Musical: Jean-Jacques Lemêtre
Produção executiva: Laura Tezza | Assistência de produção: Dara van Doorn
Figurinos: Cristine Conde e Luciana Falcon | Assistência de figurinos: Adriana Madeira
Execução de Figurinos: Ateliê Benvindo Valente e Maria Guarize
Concepção de Cenário: Ana Rosa Tezza e Felipe Guerra
Cenotécnica: Proscenium Cenografia e Aorélio Domingues
Artista Plástica Convidada: Sandra Hiromoto | Painel do cenário: Márcio Cavalheiro
Iluminação e Técnica de luz: Rodrigo Ziolkowski | Maquiagem e Adereços: A trupe
Cabelos e perucas: Mozart Machado | Orientação teórica: Rogério Toscano
Registro Audiovisual: José Tezza e Felipe Guerra | Programação Visual: Mateus Ferrari
Assessoria de Imprensa: Lide Multimídia | Realização: Ave Lola Espaço de Criação

informações técnicas

Título: Tchekhov
Autor: Ana Rosa Tezza
Duração: 120 min (Intervalo de 15min)
Classificação: Livre
Tipo de palco: Frontal, preferencialmente com a plateia mais alta que o palco
Tempo de montagem: 8h
Tempo de desmontagem: 8h

proposta de oficinas

O estado do personagem

O trabalho de composição e interpretação do personagem passa por um olhar amplo
que inclui a forma, o ritmo, as cores, a respiração e o tempo de cada um deles dentro
da obra. Essa oficina propõe contribuir para um olhar mais apurado sobre o trabalho do
ator, que inclui todos os elementos acima citados, abrindo um espaço de experimentação
e exercício na compreensão da interpretação no teatro. Os elementos que serão
trabalhados são: a descoberta do personagem a partir do estado, desenho do corpo,
ritmo, maquiagem e figurino.

Ministrante: Ana Rosa Genari Tezza
Carga horária: 6 horas
Número de Participantes: até 20 pessoas
Necessidades: Sala ampla vazia, lugar para pendurar cortina, espelhos de corpo inteiro,
2 araras grandes para roupas, aparelho de som.

fotos

 

Termo de Uso: As imagens possuem direitos autorais reservados e sua utilização deve se restringir à divulgação do trabalho da Ave Lola, com o devido crédito ao fotógrafo. Para ter acesso às imagens em alta resolução, entre em contato:

Larissa de Lima – Comunicação Ave Lola
producaoavelola@gmail.com
Fone: (41) 2112-9924 / 98510-6389

vídeos

Teaser – temporada 2013

Teaser – temporada 2016